fbpx
CARREGADOR-SEM-FIO-LOFT-TECNOLOGIA-QI-WIRELESS

O que é a tecnologia qi de carregamento sem fio

Se você é daquele tipo de pessoa que vive rodeado de gadgets assim como eu, já deve ter se perguntado — quando eles vão eliminar essa “fiarada toda” — E a resposta é simples, já existe tecnologia pra substituir praticamente todos os cabos, isso mesmo! E hoje vamos falar da tecnologia de carregamento por indução que usa o padrão “Qi”, essa tecnologia veio para eliminar uma das ultimas barreiras que prendiam seu dispositivo a um monte de cabos, a liberdade está a um “Qi” de distancia (risos).

Isto quer dizer que a tecnologia Qi permite que as baterias de equipamentos como smartphones e tablets (entre muitos outros) sejam carregadas sem a necessidade de estes estarem ligados por um fio ao carregador ou power bank.
O que isso quer dizer? Eu explico. Essa tecnologia carrega seu aparelho apenas colocando ele sobre a base de carregamento simples assim, livre de fios em casa ou em qualquer lugar que queira levar o seu carregador ou usar o de um amigo. Este é o ponto de partida para a libertação total dos dos cabos, e para isso  precisamos apenas de um carregador sem fio (ou wireless) para os aparelhos que já saíram de fabrica com a tecnologia embutida, ou nos casos em que o smartphone não possui a tecnologia você pode usar um adaptador sem fio adicional que permite qualquer aparelho ser recarregado usando essa maravilhosa tecnologia que é aberta e já se tornou um padrão mundial, significa que todos os aparelhos que levarem o seu logotipo estarão aptos a carregar por qualquer carregador Qi e a loft possui alguns à disposição para você comprar ;).

Um breve histórico de como surgiu o padrão Qi

Qi (pronunciado / tʃiː / CHEE; da palavra chinesa qi – Dá nome ao conceito do intangível fluxo de energia e significa literalmente energia vital) é um padrão de interface aberta que define transferência de energia sem fio usando carregamento indutivo em distâncias de até 4 cm (1,6 polegadas) e é desenvolvido pelo Wireless Power Consortium (WPC). O sistema usa uma base de carregamento e um dispositivo compatível, que é colocado na parte superior do bloco, carregando via acoplamento indutivo ressonante. Os fabricantes de dispositivos móveis que estão trabalhando com o padrão incluem Apple, Asus, Google, HTC, Huawei, LG Electronics, Mobilidade da Motorola, Nokia, Samsung, BlackBerry, Xiaomi e Sony.

Em novembro de 2008, oito empresas fundaram um grupo industrial aberto, o WPC, pois essas empresas concluíram que as soluções de carregamento sem fio para telefones celulares não poderiam ser introduzidas com sucesso, a menos que os carregadores sem fio fossem compatíveis entre as diferentes marcas e fabricantes do mercado.

Ao desenvolver em conjunto uma especificação de interface de energia sem fio, os membros do WPC compartilham os riscos e os investimentos necessários para criar um mercado para seus produtos. Ao mesmo tempo, os membros do WPC competem entre si no mercado. Eles competem por participação de mercado, fornecendo implementações do padrão que possuem propriedades únicas.

A competição entre os membros garante que o desempenho aumente, o custo diminua e que mais aplicativos sejam atendidos com soluções ajustadas às necessidades específicas do mercado. O WPC publicou a especificação da interface Qi em agosto de 2010, juntamente com uma especificação de teste e um procedimento de certificação. Mais de 200 empresas são agora membros do WPC , e mais de 700 produtos diferentes foram certificados para serem compatíveis com a especificação da interface Qi.

Nos próximos anos, o WPC estenderá a especificação da interface Qi, oferecendo mais opções em níveis de potência,  distância de transferência, na área de carregamento, em soluções de baixo custo, em carregadores de múltiplos dispositivos e sistemas para uso automotivo, entre outras novidades e melhorias. (Fonte: IEEE Xplore Digital Library)